Páginas

domingo, 18 de abril de 2010

Preparativos para a viagem

Em dezembro de 2009, o Ernani e eu começamos a amadurecer a idéia de fazermos uma viagem de moto pela América do Sul. Após discutirmos algumas possibilidades de destinos, decidimos que para uma primeira viagem, um bom roteiro seria descer pelo litoral até Colonia del Sacramento no Uruguai, de onde poderíamos ir a Buenos Aires de barco. Um detalhe que influenciou muito na decisão do roteiro, foi o fato de não estarmos muito "animados" a comprar motos para essa viagem. Verificamos que o melhor negócio seria utilizar motos alugadas.
Em Belo Horizonte, a moto de maior cilindrada disponível para aluguel é a CB300, o que não nos possibilitou escolha. Sendo a CB300 uma moto pequena e imprópria para rodar fora de asfalto, a cidade de Colonia del Sacramento mostrou-se um destino muito adequado.
Entramos em contato com a "Minas lock Locação de Motos e Acessórios" e fomos muito bem atendidos pelo proprietário Daniel, que imediatamente se dispôs a colaborar com tudo que fosse preciso e reservou duas CB's para o período que estavamos planejando.
Com as férias marcadas e a data de partida se aproximando (08/05), começamos a intensificar os preparativos para a viagem.
A primeira preocupação é com a autorização de entrada das motos no Uruguai. Como elas serão alugadas, precisaremos de uma autorização expressa do proprietário, com firma reconhecida e anuência do consulado do Uruguai.
Outra exigência é o seguro "Carta Verde", que é obrigatório para circulação de veículos estrangeiros em qualquer país integrante do Mercosul. Como a emissão desse documento é rápida, resolvemos deixar para fazê-lo no Chuí.
Outro documento obrigatório é o cartão de vacinação internacional, que deve constar a vacina da febre amarela. Para consegui-lo basta tomar a vacina em qualquer posto de saúde, pegar o cartão de vacinação comum com todos os dados preenchidos e levá-lo até a ANVISA para trocar pelo cartão internacional.
Fora isso, é só separar a identidade ou passaporte, carteira de habilitação, muita animação com um pouquinho de coragem e pé na estrada...

Nenhum comentário:

Postar um comentário